Sunday, September 27, 2009

O nosso planeta.. a nossa casa

Ser "verde" parece-me cada vez mais com uma moda.. mas de facto foi algo que me interessou desde que ouvi falar de "sustentabilidade".
Algo que deve preocupar todos nós...







A nossa geração consome cada vez mais e parece não estar realmente consciente das implicações para o futuro do planeta do consumo actualmente efectuado .

Na realidade, o que nos interessa é que, todos gostamos de uma camisola nova, de um determinado acessório, de ler revistas ou jornais. Todos gastamos agua e gás a mais, porque adoramos ficar debaixo do chuveiro.. Mas há pequenas coisas que todos devemos começar a fazer e incentivar os outros a fazer para que possamos inverter a situação actual.



Poderemos começar por separar o lixo, reutilizando e reciclando sempre que possível.

Deveremos ter gestos simples como desligar as luzes sempre que não precisamos (poupamos na electricidade e na carteira). Existe um sem fim de gestos que poderemos realizar. Claro que de inicio não deveremos tentar fazer todos ao mesmo tempo, pois depressa desistiremos, mas com pequenas mudanças todos daremos o nosso contributo.



Vê mais em http://www.myfootprint.org/ em que podes fazer um quiz para medir a tua pegada ecológica (A pegada ecológica é atualmente usada ao redor do globo como um indicador de sustentabilidade ambiental. Pode ser usado para medir e gerenciar o uso de recursos através da economia. É comumente usado para explorar a sustentabilidade do estilo de vida de indivíduos, produtos e serviços, organizações, setores industriais, vizinhanças, cidades, regiões e nações. - Wikipedia)



Podes ver também sites como :
http://www.modernecohomes.com/
http://www.leonardodicaprio.org/

Vamos todos contribuir para manter o nosso planeta verde???

No comments: