Sunday, August 30, 2009

Mitos



Quero aproveitar o facto de ser Verão para chamar a atenção sobre um "Mito" em que tanta gente acredita:

"Conduzir de Chinelo dá multa"


Felizmente o meu instrutor de condução era policia e sempre me desmentiu este mito, no entanto quando o explico a outras pessoas , estas parecem não me levar muito a sério...
A verdade é que actualmente não há qualquer artigo no Código da Estrada que proiba o uso de chinelos, a falta de uso de t-shirts ou mesmo conduzir descalço... Assim, apesar de muitos de nós estarem convencidos que, quando vêm da praia, têm de vestir a t-shirt ou calçar os ténis para não serem multados esta é uma ideia errada.
No entanto, tal como a maioria dos mitos, existe um fundo de verdade nesta ideia, pois
existe um artigo no Código da Estrada, mais abrangente, e que poderia, «no limite», ser aplicado caso considerado adequado pelo agente de autoridade (nº 2 do artigo 3º ) que diz: «As pessoas devem abster-se de actos que impeçam ou embaracem o trânsito ou comprometam a segurança ou a comodidade dos utentes das vias».
De notar ainda que no caso de uma mulher decidir conduzir em tronco nu poderá configurar crime se, por exemplo, provocar um acidente. Neste caso, o juiz pode considerar que se tratou de um acto exibicionista e mandar a condutora calorenta pagar uma multa ou mesmo cumprir pena de prisão durante um ano.
Em suma, não existem regras no que respeita a indumentária (nomedamente calçado) quando se conduz , mas todos devemos ter bom senso para perceber se os chinelos ou mesmo uns sapatos de salto alto, tornam a nossa condução perigosa.



Para quem ainda ficou com dúvidas :

3 comments:

frak said...

mas o que é isto? Acho que alguem usou imagens sem pedir.
Se esta noticia vier a ser mundialmente conhecida vou querer parte dos lucros,

winkle said...

huuum.. quem terá tirado a fotografia???

além disso paguei pelos direitos de autor :P

winkle said...
This comment has been removed by the author.