Wednesday, February 21, 2007

Irish dance!!!

Hoje fui (supostamente) assistir um espectáculo de dança irlandesa... qual não foi o meu espanto quando me apercebi que não era para vermos mas SIM para DANÇARMOS !!!!! pois é...com a minha falta de jeito natural para este tipo de coisas, fui parar a um workshop de dança irlandesa...e lá tive de dançar!!!
Resta-me dizer que foi mais cansativo e mais divertido que a aula de aerobica...I want more!!!!!

E, se sempre gostei de ritmos irlandeses agora a minha curiosidade é cada vez maior, nao só a nível de dança mas sobretudo a nível de música..ja ando a fazer algumas pesquisas :)

"A música Irlandesa representa, hoje, um grande fascínio junto do público e é, a par disso, uma das culturas musicais de raiz tradicional mais difundidas pelo mundo fora. (...) Quando se fala em música irlandesa, qualquer pessoa que acompanhe minimamente o panorama musical das últimas décadas imediatamente consegue citar nomes como os U2, Cranberries, Sinead O’Connor, Van Morrison, Pogues e, mais recentemente os Corrs. Com efeito, a maior parte das pessoas associa a música irlandesa aos nomes referidos acima e a outros mais comerciais. Porém qualquer dos músicos mencionados tem como referência outro tipo de música irlandesa mais escondido do público em geral: a música tradicional. (...)

Relativamente à verdadeira música tradicional irlandesa, a primeira coisa a dizer é que, na sua grande maioria é feita para dançar. Jigs, reels e slip jigs são tipos de música que, pelo seu ritmo se prestam a um pezinho de dança. Existem depois outros tipos como as slow airs e laments que têm um ritmo mais calmo, e as canções (em gaélico ou inglês), que variam em ritmo mas que pretendem quase sempre contar alguma história perdida algures na Irlanda rural.
Se antigamente existiam os Planxty, Bothy Band, e Patrick Street como algumas das grandes bandas de referência, hoje em dia temos bandas como os Lúnasa, Kíla, Altan, Solas e músicos como Davy Spillane a darem cartas nesta área. E falta, como não podia deixar de ser, referir aquele que hoje é considerado como o melhor grupo irlandês da actualidade, os Dervish que nos poucos discos já editados são já comparados pelos críticos da especialidade aos Bothy Band. "

http://attambur.com/Recolhas/musica_irlandesa.htm

5 comments:

Anonymous said...

Wheeeee! Paixão!!!

assim mesmo é k é, aproveitar tds esses programas mt culturais... hehehe dev ter sido bem fixe!
eu curto totil music irlandesa e escocesa... akele estilo dps generalizado para Musica Celta, pelos ritmos k trazem... dps kero ver essas tuas peskisas musicais!!! *viciada*

bjinhossss* e juizo na carola! ;P

winkle said...

ola doçura!!!!!
ainda bem k ainda arranjas um tempinho pa me deixar uns comments!!!!!eu até queria mesmo era pôr uma musicas e uns videos aqui no blog..mas ainda nao descobri como se faz.... :(

beijos !!!!!!!

winkle said...

ora..ha tempo pa tudo..e tu bem k ensinavas a faxer isso...

Anonymous said...

lololol
Tou-te mesmo a imaginar a dançar isso, deve ter sido um fartote de rir :p
E essa parte de andares sempre na borga ainda n entendi muito bem, e estudar?!?!?!

Eu até te ajudava com a música, mas não me lembro como se mete o mini player, mas prometo que vou pesquisar e depois ensino-te!!

kisses

Anonymous said...

uiiii...tu a dançar????lolololo mas fizes-te mto bem, sempre divertiste-te,relaxas-te...nao é so estudar...lol beijokita fofa