Thursday, February 1, 2007

o primeiro dia de primavera



Descobri ontem que na Irlanda o início da Primavera se celebra a 1 de Fevereiro... (está assim explicado porque houve uma Spring Party last Monday..). Ou seja, HOJE é oficialmente Primavera cá!
e foi também hoje que reparei nas primeiras flores :)
tive de tirar umas fotos..
Mas,claro,fiquei curiosa porque começa a Primavera tão cedo e fiz uma pequena pesquisa..
também não encontrei muita coisa, mas aqui vai o que descobri:
A data desta celebração deriva das festividades celtas. Quanto à Primavera em específico coincide com a celebração do Imbolc.
Também conhecida como Imbolg, Imbolg Brigantia, Candlemas e Lupercus.Data: 1 ou 2 de fevereiro.
O Imbolc é um festival pastoral que celebra o leite das ovelhas. É consagrado a deusa Brigit, uma deusa trina da fertilidade, poesia, cura e metais. Quando foi cristianizada mais tarde, o festival tornou-se o dia de Santa Brígida porém os rituais antigos e superstições associadas a ele permaneceram. Uma fita ou tecido que ficasse exposto, ficava impregnado de poderes curativos e acredita-se que a cruz de Santa Brígida pendurada em casa ou no pasto protegeria os moradores e o gado.O Imbolc envolve celebrações de banimento do inverno e recepção da primavera. Alguns grupos wiccanos favorecem esta época do ano como sendo ideal para iniciações na magia. Para os wiccanos, na época do Imbolc, o sol recém nascido é como uma criancinha sendo alimentada pela mãe. Nesta fase do ciclo, o inverno é expulso e alimentam-se esperanças num novo recomeço. O leite, alimento das crianças, é um importante símbolo deste dia. É costume acender todas as luzes da casa por alguns minutos para homenagear o renascimento do sol.

7 comments:

innocentpoison said...

A primavera aí é tao pouco tempo que até fazem dias pra festejar o seu começo :X

Anonymous said...

opaaa q bonito!!!

Anonymous said...

Lindo...E mais lindo ainda ter tao cedo a primavera.. beijokita priminha

Fafa said...

É só cultura! =D******

Anonymous said...

Fixe!!Mitos e lendas locais!Continua..Mas cá pra mim acho k isso é so desculpa pra eles tirarem o frio que faz da cabeça ai por uns dias..
lol

winkle said...

bem, pelo menos uma vez na vida tinhamos de estar de acordo..

Anonymous said...

Epá é assim qnd se muda há k aproveitar as coisas boas k já se tinham..Afinal a verdade é sempre verdade em qlq lado.E tecnicamente são os povos k colam as festas por forma de manter as tradições.. :)