Monday, March 26, 2007

"Melhor português de sempre"

Entre tantos prestigiados portugueses, descubro às 3 da manhã que Salazar foi considerado "o melhor português de sempre", com 41% dos votos!
Primeira reacção: estou a precisar de dormir.
Segunda recção: estou a dormir..sonho, no mínimo, estranho.
Terceira reacção: amanhã de manhã descubro que o melhor português foi mesmo Luis de Camões, ou não :P
"Antigo ditador português foi escolhido como o «melhor português de sempre» pelos telespectadores da RTP1, que votaram no concurso. No segundo posto, ficou Álvaro Cunhal, seguido pelo diplomata Aristides de Sousa Mendes"
"No quarto lugar ficou o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, à frente do autor dos Lusíadas, Luís de Camões. D. João II foi o sexto desta lista, que nos restantes lugares contemplou ainda o Infante D. Henrique, Fernando Pessoa, Marquês de Pombal e Vasco da Gama. "
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=291&id=790056

5 comments:

Anonymous said...

Olá linda!Lá chegou a minha vez de deixar um comentário...infelizmente pelo motivo que é!
Tenho sérias dúvidas quanto à representatividade destes resultados (ou pelo menos quero duvidar). É lamentável que alguém como Salazar tenha sido cosiderado o "melhor português de sempre" quando ainda estão tão presentes as memórias que todos ( os Portugueses pelo menos) sabemos...
Talvez esta vitória resulte dos tempos de crise e aperto de cinto que vivemos e que lá levarão alguns ao saudosismo da época em que eram mantidos na IGNORÂNCIA e na qual jamais poderiam ter tido a hipótese de LIBERDADE de EXPRESSÃO que lhes permitiu fazer esta escolha vergonhosa!!!
Ou talvez essas pessoas nunca tenham deixado de ser ignorantes e este resultado seja um sinal dos próximos tempos...Sendo assim, perante mentes tão fracas como estas que se revelaram através desta votação, não me espanta que alguém como Salazar tenha conseguido governar este país durante tanto tempo...
A questão é: será que os portugueses preferem alguém que os governe de forma ditatorial, apenas para não terem de fazer escolhas e deste modo poderem continuar a lamentar-se pela vida que têm?Gostava de pensar que não se trata disso.
A verdade é que crescer custa, quer se fale de pessoas, empresas, plantas, animais ou mesmo países. E a ver por este resultado, percebe-se que o nosso país ainda tem muito que crescer!


Fica bem linda
bjinhos
Andreia Rodrigues (RPN)

winkle said...

Andreia, muito obrigada pelo comment!! principalmente pela tua opinião...ja estava a começar a pensar que quando
voltasse a Portugal não ia reconhecer o meu país, ou pelo menos as pessoas que nele vivem. Fico, assim, feliz por saber que, pelo menos, nem toda a gente foi afectada por algum virus estranho. lool
Confesso, que também tenho muitas duvidas quanto à representatividade dos resultados!!
Porque mesmo os motivos que tu apresentaste me parecem insuficientes para uma vitória de 41%!

innocentpoison said...

Sejam lá porque me motivos forem, ainda muita gente evoca o nome de Salazar.
Acredito que esteja relacionado com todo o ambiente social que se vive.
Ouvimos muitas vezes as pessoas dizerem "no tempo de Salazar isto não acontecia".
Okay.. acho que no fundo o que as pessoas querem dizer com este tipo de expressões, é que o país precisa de ordem, nos mais diversos níveis.
Talvez tenha sido por isso que Salazar tenha fico em 1º lugar.
O que me admira mesmo nesta lista - sim, porque muito sinceramente e não representando isso a minha opinião, já estava a contar que Salazar ficasse em 1º - é ver Marquês de Pombal tão ao fundo da lista.
Mas opiniões são opiniões, e cada um tem a sua!

Anonymous said...

Oi oi!!! :)

1 cena k n posso deixar d concordar é acerca d Marquês d Pombal... cmo diz a raquel, tão no fundo é estranho. Agora, tnho msmo pena k D. Afonso Henriques, o Infante e até Camões tenham sido "eskecidos" d forma tão retumbante... lol

por outro lado... há certos aspectos k ainda podemos agradecer relativa\ ao tempo d salazar... talvez por isso, pelo contraste d épocas, as pssoas lhe tenham atribuido tal representatividade.

bjssssss love!

winkle said...

bem..eu confesso que desde o inicio que acho um bocado "ridiculo" o escolher "o melhor português de sempre", misturando todo o género de categorias. Políticos, com desportistas, músicos, escritores e, até, actores dos morangos com açúcar!