Friday, November 27, 2009

Prémios Nobel

Para quem ainda não sabe...

"Os Premios Nobel foram instituídos por Alfred Nobel, um industrial sueco, inventor da dinamite, em seu testamento. São atribuídos anualmente no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, às pessoas que fizeram pesquisas importantes, inventaram técnicas pioneiras, ou deram contribuições destacadas à sociedade.

Alfred Nobel ficou chocado ao ver a edição de um jornal que noticiou a morte de seu irmão como sendo a sua, e inventou uma forma de ser lembrado. Criou prémios para que fossem concedidos àqueles que serviram ao bem da Humanidade, mais propriamente àqueles que proporcionaram à Humanidade benefícios no campo da física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz.

Nobel nunca criou um prêmio para economia . De facto,  Em 1968, o Sveriges Riksbank, o banco central da Suécia, instituiu o "Prémio de Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel", que é incorretamente referido pelos economistas como um "Prémio Nobel da Economia". Este prémio não tem nenhuma ligação com Alfred Nobel, não sendo pago com o dinheiro privado da Fundação Nobel, mas com dinheiro público do banco central sueco.

A frase estratégica em memória de Alfred Nobel é a causadora da confusão. A família Nobel não aceita o prémio como tal e em 1968, a decisão foi tomada de não se introduzirem mais prémios em memória de Nobel no futuro. Nobel foi um empresário criticado pela sua produção de produtos bélicos e de ter sido um monopolista, e é curioso que o tenham homenageado por estes feitos. Em todo o caso, o "prémio Nobel da Economia" é entregue na mesma ocasião que os prémios originais.


Em 1991, foi criado o prêmio Anti-Nobel (Ig-Nobel), fundado por Marc Abrahams, também sem nenhuma ligação com Alfred. O prêmio distingüe trabalhos que não podem ou não devem ser reproduzidos, representando a oportunidade de reunir na Universidade de Harvard um série de cientistas. Ainda existem os Ig-Nobel da Paz e o de Medicina."

No comments: